Clique aqui e encontre um Template com a sua cara - Templates for Blogger»

domingo, 14 de fevereiro de 2016

Pré-Libertadores 2016 - Jogo #02 - São Paulo 1x0 Univ. César Vallejo


A classificação, esperada desde o sorteio da Libertadores 2016, só foi sacramentada de verdade aos 42 minutos do segundo tempo. Mesmo assim, o torcedor Tricolor, apesar de ter vivido mil e um sentimentos, saiu do Pacaembu com a sensação de dever cumprido. A meta foi alcançada.

Antes de mais nada, o São Paulo jogou bem. Com seu meio campo bem marcado pelo adversário, uma surpresa, pois o Cesar Vallejo não marcou ninguém no jogo de ida, o Tricolor buscou atacar sem desguarnecer seu sistema defensivo. Os peruanos apostavam em uma bola aérea e até tiveram bastante chance em diversas bolas paradas, muitas delas fruto de faltas bobas pelos lados do campo. Mas a defesa se manteve segura durante todo o tempo, como mandam os princípios do seu técnico. 


Só achei que a equipe, percebendo a dificuldade, deveria ter jogado mais bolas para o Calleri. O argentino mostrou que tem "alma de Libertadores": meteu um carrinho na trave, segurou a bola no finzinho e mostrou muita disposição em todas as jogadas, desde o início do jogo até o apito final. Contagiante. O mesmo também vale para Mena, que mesmo não sendo um primor também mostra-se como uma boa opção na esquerda. Importantes aquisições para este tipo de torneio.

Outra boa notícia foi que a torcida do Pacaembu jogou junto com o time o tempo todo. Percebeu a dificuldade e mesmo assim apoiou, mesmo com o pênalti perdido e o meio travado. Esse é o espírito da Libertadores: luta, entrega e disposição o tempo todo. 

A classificação poderia ter vindo mais fácil, mas foi totalmente justa. O São Paulo foi mais time nos dois jogos. Agora é hora de comemorar e também se preparar muito para evoluir com o andamento da competição. O time tem tudo para fazer uma boa primeira fase mas tem que trabalhar muito: a treta de verdade começa na semana que vem com o The Strongest. Alguém duvida que os bolivianos virão fechados, igualzinho o Cesar Vallejo? 

terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

Campeonato Paulista 2016 - Rodada #02 - São Paulo 4x0 Água Santa


Jonathan Calleri se consolidou de vez como principal esperança do São Paulo nesse começo de temporada. Ele fez dois gols de cabeça e foi decisivo na vitória do time por 4 a 0 contra o Água Santa. Com 3 gols em 2 jogos, o atacante já se credencia até para ficar com a vaga de Alan Kardec no jogo contra o César Vallejo, pela Libertadores. O técnico Edgardo Bauza poupou boa parte dos seus titulares para esse confronto decisivo.

O São Paulo dominou o primeiro tempo e, após sofrer com dois contra-ataques perigosos do Água Santa, conseguiu abrir o placar com o 2º gol de Calleri pelo São Paulo em 2 jogos. Ele marcou de cabeça após cruzamento perfeito de Wilder, que deu sua 5ª assistência em 12 jogos pelo time. No segundo tempo, o filme foi praticamente o mesmo: o Água Santa ameaçou melhorar no jogo, mas outra vez Calleri marcou de cabeça. A única diferença é que desta vez o cruzamento foi do lateral Caramelo. Ele voltou ao time após dois anos sendo emprestado e deu assistência também para o terceiro gol, de Thiago Mendes. O quarto gol foi de outro titular que entrou no 2º tempo, Michel Bastos.

Com a vitória, o São Paulo virou líder do Grupo C, com 4 pontos. Já o Água Santa ficou com 3 pontos e caiu para o 3º lugar do Grupo D, liderado pelo Corinthians.


Agora o São Paulo vai se preparar para o jogo contra o César Vallejo, pela Libertadores. O time precisará vencer para alcançar a fase de grupos da competição. 

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

Pré-Libertadores 2016 - Jogo #01 - Univ. Cesar Vallejo 1x1 São Paulo


O resultado poderia ter sido melhor, mas foi satisfatório. Com duas pinturas, São Paulo e Cesar Vallejo empataram por 1x1 em Trujillo. O Tricolor agora joga a classificação em casa, podendo até empatar o jogo sem gols para se classificar.

O São Paulo teve amplo domínio no jogo. Sofreu um gol muito improvável, teve boas chances e empatou com um belo gol do estreante Calleri. Jogou bem coletivamente, pecando apenas nas finalizações. Limitado, o Cesar Vallejo tem que dar 'graças a Dios' em ir para o Brasil com chances. Pela superioridade na camisa e dentro de campo era para ter sido 3x1, 4x1, mas com a Libertadores não se brinca. 

Gostei do meio composto por Hudson, Thiago Mendes, Ganso e Michel Bastos. Foi do camisa dez a assistência para o gol de Calleri. Hudson mais uma vez fez uma boa partida e cresce com Bauza. Por falar no técnico, não esperem inovações. A 'casinha' da defesa ainda precisa ser fechada para que Ganso, Michel e possivelmente Calleri possam fazer a diferença. Ainda há buracos nos setores de Bruno/Rodrigo Caio e Mena/Breno. Os volantes ainda tem muito trabalho para fazer a cobertura deles. Foi bem melhor que contra o Red Bull, mas ainda precisa melhorar.


A boa notícia é que a defesa é especialidade e a prioridade do técnico argentino. Essa é a grande esperança. Mas a estrela de Calleri também sugere ao torcedor um ótimo candidato a ídolo. Agora o lance é lotar o Pacaembu para se classificar para a próxima fase da competição que amamos. Não espero uma goleada, mas sim mais uma partida segura. 

terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Campeonato Paulista 2016 - Rodada #01 - Red Bull Brasil 1x1 São Paulo


No primeiro jogo do ano, o São Paulo não conseguiu superar o Red Bull Brasil em Campinas e começou no estadual com um empate. A equipe de Edgardo Bauza agora viajará para o Peru para enfrentar o Cesar Vallejo pelo jogo de ida da pré-Libertadores. 

Tá certo que estamos no início de temporada, que muita gente está desenferrujando e que os atletas estão ainda absorvendo a filosofia tática do novo treinador, mas aos olhos do torcedor a equipe do São Paulo ainda está bem distante da ideal para começar o ano. O adversário mostrou qualidade coletiva e soube jogar compactado e aproveitando algumas bolas aéreas, mas não pode ser desculpa para uma atuação abaixo da esperada pelo torcedor. O São Paulo em nenhum momento fez o que um time grande faz no estadual: não propôs o jogo com a intensidade que dominaria o adversário. 



Bem mais conservador que Osorio, o argentino Bauza também terá trabalho para acertar aquilo que considera prioridade no ano: o sistema defensivo. A começar pelo contingente de zagueiros. Lugano ainda não está em sua condição ideal e Breno mais uma vez saiu de campo com uma lesão. Se não se recuperar a tempo, o Tricolor pode ter apenas dois zagueiros disponíveis. Tirando isso, muitas bolas na área do time foram motivo de tensão no Moisés Lucarelli.

A outra ponta do time também não foi bem. Kardec estava muito isolado e Centurión não teve boa eficiência como companheiro de ataque. Mas nem tudo foi insatisfatório: gostei das atuações de Rodrigo Caio, Mena, Thiago Mendes, Michel Bastos e Ganso. O chileno, inclusive, fez um bom feijão com arroz defensivo e ainda deu apoio ao ataque quando pôde. O time mostrou bom condicionamento para o início da temporada, o que também dá esperanças de uma boa atuação no Peru. Cansou mesmo no fim da segunda etapa.

Como sugestão, para os próximos jogos eu tentaria um meio-campo mais técnico com Thiago Mendes, Michel Bastos e Ganso. Acho um desperdício um jogador tão bom tecnicamente como Bastos na beirada do campo. No mais, temos que apoiar e torcer pela evolução da equipe sob a tutela do gringo. 

segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Terceiro Reforço de 2016 - Kieza


O São Paulo anunciou seu terceiro reforço para a temporada 2016. O atacante Kieza, ex-Bahia, assinou contrato válido por três temporadas. Para contratá-lo em definitivo, o clube do Morumbi desembolsou US$ 1 milhão (R$ 4,03 milhões). Além disso, o Shangai Shenxin, clube que detinha os direitos do atleta, ficou com uma porcentagem para faturar em caso de negociação futura. 

O reforço já havia feito exames médicos e vinha treinando no CT da Barra Funda. O Tricolor aguardava a chegada de um documento da China para oficializar a contratação.

Kieza chega para ocupar a vaga deixada por Luis Fabiano que, no final da temporada passada, se transferiu para o futebol chinês. Ele tem a facilidade de saber atuar tanto centralizado como referência como também saindo da área para buscar as jogadas.

Welker Marçal de Almeida, o Kieza, tem 29 anos. Nascido em Vitória, no Espírito Santo, o atacante começou  em clubes do seu estado (Serra e Desportiva). Depois, passou por Americano e Fluminense, ambos do Rio. Teve passagens ainda por Ponte Preta, Náutico e Al-Shabab, dos Emirados Árabes. Mas foi no Bahia que viveu o grande momento. Ele foi o segundo maior artilheiro do futebol brasileiro em 2015, com 29 gols marcados, ficando atrás apenas de Ricardo Oliveira, que fez 37.

O Tricolor da Boa Terra, inclusive, tinha o interesse de manter o jogador e chegou a fazer quatro propostas ao Shangai Shenxin. As ofertas, no entanto, não foram aceitas. A diretoria anunciou que havia desistido do jogador, que lamentou nas redes sociais. 


Antes de Kieza, o clube havia anunciado o lateral-esquerdo chileno Eugenio Mena e o zagueiro uruguaio Diego Lugano. Kieza deverá estar à disposição do técnico Edgardo Bauza para a estreia no Campeonato Paulista, no dia 30 deste mês, contra o RB Brasil, no estádio Moisés Lucarelli, em Campinas.

terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Acabou o Caô, O Lugano Chegou, O Lugano Chegou !!!


Diego Lugano é do São Paulo! Depois de idas e vindas, negociações, veto e muita ansiedade, a torcida do Tricolor pode comemorar o retorno do ídolo após quase 10 anos – sua última partida foi em agosto de 2006. O zagueiro de 35 anos usou uma cláusula no contrato com o Cerro Porteño que o liberava para clubes com proposta de salário melhor e confirmou o retorno ao Morumbi. Campeão Mundial em 2005, ele será o novo xerife da zaga e foi aprovado pelo técnico Edgardo Bauza.

Após a rescisão de contrato com o Cerro Porteño, do Paraguai, o zagueiro uruguaio, ainda em Montevidéu, assinou o vínculo com o Tricolor até 30 de junho de 2017.

– O Diego volta para retomar uma história marcada por títulos e uma identificação tão forte que a distância só fez fortalecer nossos laços de afeto mútuo. Ele será uma peça importantíssima não só dentro das quatro linhas, já que sua experiência, caráter e dedicação também serão fundamentais para ajudar a formar um grupo vencedor e de muita fibra, que joga qualquer partida como final de campeonato – disse o presidente Carlos Augusto de Barros e Silva, o Leco, ao site oficial do clube.

Com a aposentadoria de Rogério Ceni, Lugano também será o líder do elenco. No jogo de despedida do goleiro, no dia 11 de dezembro, o zagueiro foi ovacionado por mais de 60 mil são-paulinos no Morumbi e recebeu a tarja de capitão do Mito em um gesto simbólico.

Por conta da transferência, São Paulo e Cerro devem disputar um amistoso no dia 20 de janeiro, em Assunção. O Tricolor bancará todas as despesas. Após o lateral-esquerdo chileno Mena e Lugano, o atacante Kieza, destaque do Bahia na última Série B, mas ligado ao Shanghai Shenxin, da China, pode ser o próximo a acertar com o Tricolor.

Lugano desembarcou no Brasil sabendo que terá o apoio da torcida do São Paulo na volta ao clube. Vindo de Montevidéu, o zagueiro uruguaio passou pelo saguão do aeroporto de Guarulhos por volta das 20h30, mas conseguiu dizer apenas algumas frases para os jornalistas, pois foi cercado por cerca de mil torcedores que o esperavam no local.

– Agora está impossível falar. Está uma loucura isso. No CT, falo com mais calma... Estou muito surpreso e emocionado. Isso é demais! – declarou rapidamente Lugano, que jogou no Tricolor de 2003 a 2006, conquistando a Libertadores e o Mundial de 2005, entre outros títulos.

Lugano chegou acompanhado de seus familiares. O filho Nicolas tirou selfies com alguns torcedores. O fanatismo pelo ídolo fez com que um tricolor, mesmo ferido e com pontos na perna, entrasse no meio da multidão para tentar se aproximar do zagueiro. Acabou tendo a sutura rompida. 


Cercado por seguranças do clube, o ídolo tricolor passou pelo corredor humano e embarcou em uma van do clube. Ele deve se apresentar no CT da Barra Funda para realizar exames e atividades físicas. O contrato assinado com o São Paulo é válido até 30 de junho de 2017. 

quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

Primeiro Reforço de 2016 - Mena


O lateral-esquerdo Mena assinou contrato com o São Paulo e irá defender a equipe até o final desta temporada, por empréstimo. O clube confirmou a contratação do chileno através de seu site. O acerto é sem custos, mas o Tricolor pagará o salário integral do atleta.

O jogador, que tem vínculo com o Cruzeiro até 2018, é o primeiro reforço confirmado pela diretoria tricolor para 2016, o zagueiro uruguaio Diego Lugano já admitiu retorno à equipe, mas o acerto ainda não foi colocado no papel.

Mena foi titular em parte da campanha campeã do Chile na Copa América do ano passado. Ele disputará posição com Carlinhos, Reinaldo e Matheus Reis, que já estão no elenco são-paulino.


O lateral jogou no Santos, entre 2013 e 2014, e deixou a Vila Belmiro após processar o clube por falta de pagamentos.

O São Paulo tem opção de compra ao fim do período de empréstimo, pessoas envolvidas na negociação dizem que o valor é de pouco mais de 2,5 milhões de euros (R$ 11 milhões).

Além de Mena e Lugano, a diretoria tricolor tenta a contratação do atacante Kieza, que jogou no Bahia em 2015, mas tem contrato com o Shangai Shenxin, da China. O jogador desabafou em uma rede social sobre a demora na definição de seu futuro.